A história do homem que mudou até o nosso calendário é contada de muitas formas. Cristãos de todo o mundo celebram a Semana Santa de uma maneira diferente, mas em todas as culturas, essa semana é um marco para o Cristianismo Católico. Segundo a própria tradição Romana, é a data mais importante entre todas as demais. Das Filipinas, às congregações Norte Americanas, as comunidades católicas celebram cada dia dessa semana que antecede a Páscoa com inúmeros ritos e preceitos específicos.
E um dos pontos fortes, é sem dúvida a Sexta-Feira da Paixão, ou Sexta-Feira Santa como a conhecemos no Brasil. Na década de 1950, Epaminondas Mendonça inicia a produção da Encenação da Paixão e Morte de Cristo na cidade de Madre de Deus, em Pernambuco. Anos mais tarde, inauguram a Cidade Teatro Nova Jerusalém, a qual conhecemos por seus grandiosos espetáculos. Apresentação essa, inspirada em uma produção Européia mais antiga.
Ou seja, cada País Cristão, com o passar dos anos vai incorporando ao seu calendário tradições populares baseadas nos tempos litúrgicos e textos bíblicos. Todas as religiões missionárias compartilham suas raízes com as demais nações que as congregam. Tudo isso em seu momento, maturidade e influências.
No Brasil, temos desde as grandiosas apresentações como às de Pernambuco, à essa da tradicional Paróquia Nossa Senhora do Brasil, na Capital Paulista. Onde seu grupo de jovens no ano de 2016 produziu essa apresentação, que foi seguida por uma procissão, ao som de um coral, acompanhado de instrumentos de sopro. A chuva marcou presença nesse dia inclusive encurtando um pouco o trecho percorrido à pé pelos fiéis.
Retratos como esses mostra-nos quão forte é a história de Jesus Cristo em nosso País. Cuja religião está historicamente ligada ao povo desde o descobrimento do Brasil em 1500. Milhares de Brasileiros celebram essa semana com muito respeito, missas e celebrações especiais, cujo ápice ocorre no sábado, comemorando-se a Ressureição de Jesus, conhecido também como Sábado de Aleluia / Sábado Santo, quando Cristo vence a morte.
Imagens documentais realizadas pelo Fotógrafo e Jornalista (MTB 43360/SP) Roger Soares.
Todos os direitos reservados. Proibida a cópia, distribuição ou publicação sem a devida autorização do autor. Segundo a LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998